Olá ...
Já ouviram falar de
Anorexia e bulimia são doenças diferentes e que podem atingir uma mesma pessoa. A Atrêconversou com profissionais especializados no assunto para tirar todas as dúvidas a respeito dessesdistúrbios!
Anorexia: é uma doença em que a garota se enxerga muito acima do peso e se alimenta bem menos para ficar o quanto mais magra possível. Em uma escala de 0 a 10, atinge nove mulheres e umhomem e costuma aparecer com mais frequência na faixa entre 12 e 18 anos (com maior incidência aos 16 anos).
Bulimia: é quando existe uma compulsão alimentar em que se come acima do que deveria e, em seguida, uma forma forçada de eliminar o que foi consumido através do vômito ou uso de laxantes, por exemplo. Tem início mais tardio e costuma aparecer entre os 18 e 20 anos.
Sintomas: Baixo peso, interrupção da menstruação, IMC abaixo de 15 em crianças e adolescentes, abuso de prática de exercícios físicos, prisão de ventre e depressão.
CausasDe acordo com Eduardo Aratangy, médico psiquiatra e supervisor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, várias são as causas que motivam as duas doenças. Veja:
- Genética: se a mãe já passou por algum transtorno alimentar, é comum que a filha possa ter.
- Cultural: influência do ideal de beleza de modelos magras que é divulgado pela mídia.
- Hormonal: é comum que na adolescência que as garotas não se aceitem como são. Então, para ser bem aceita na escola, entre amigos e o namorado, acaba "aderindo" ao transtorno, na tentativa de emagrecer.
- Elementos psicológicos: pode acontecer quando a garota passa por problemas pessoais, como separação dos pais, blullying e abuso sexual.
Dados: Estima-se que, ao longo da vida, entre 0,5 e 4% das mulheres terá Anorexia Nervosa, de 1 a 4,2% Bulimia Nervosa e 2,5% transtorno do Comer Compulsivo.